Onde há muito mais de nós mesmos...

Por Regiane Litzkow



O desafio de se conviver com a diferença


Esta é uma das maiores dificuldades que a humanidade enfrenta atualmente, responsável principal pela maioria dos conflitos sociais, raciais, religiosos entre tantos outros.

Temos uma tendência natural a nos distanciarmos daquilo que não se adere aos nossos conceitos, e quando as pessoas são limitadas mentalmente elas desenvolvem uma necessidade absurda de rotular as outras, julgando assim entendê-las. Desse modo etiquetam todo o mundo e o planeta Terra fica dividido entre várias tribos, facções, ignora-se que a identidade de cada um é individual e que apesar das diferenças somos todos semelhantes.Como temos o péssimo hábito de transformar tudo em defeito, evidenciamos sempre aquilo que nos é inconveniente e a diferença nos soa como algo desagradável, incômodo daí é um passo para o atrito.

Todos os dias guerras sangrentas ou silenciosas são travadas diante dos nossos olhos, resultantes de algum tipo de discriminação.O problema é que isso é tão freqüente que termina sendo banalizado.

E não simplesmente o velho hábito de rotular grupos que implica em discriminação. Na verdade nós também damos vida a este sentimento estúpido chamado PRECONCEITO quando permitimos que a inércia nos silencie, quando somos indiferentes à existência de vida em outros indivíduos, quando nos portamos com uma superioridade agressiva.

O fato é que enquanto formos complacentes e não nos despertarmos de nosso próprio egoísmo o preconceito só tende a expandir, conseqüentemente o caos, a violência e outras coisas que tanto nos repugna.

E o grande paradoxo é que independente de tribos a humanidade clama por paz, mas anda se esquecendo que não há PAZ onde não predomina o RESPEITO.



Resolvi trascrever aqui minha redação do ENEM, o tema era: "O desafio de se conviver com a diferença", e como se trata de relações humanas achei bastante pertinente postá-la.Bom isso pode até não ser meu passaporte para a Universidade, mas com certeza é a verdade que levo em minha vida.

Á propósito; pra quem sabe ler um pingo será sempre um pingo.

0 comentários: